Com quase setenta e cinco anos de idade o senhor José Raimundo da Silva Filho – que tem o mesmo nome do seu genitor – recebeu como apelido um diminutivo da alcunha do seu pai, que era conhecido pelo “Josezito”.
Foi na escola, entre os sete e oito anos, que o garoto José Raimundo da Silva Filho foi “rebatizado” pela professora Ângela de Souza. Disse ela: “já que você é filho de “Josezito”, vou ficar lhe chamando apenas por Zito”.
Já o “sobrenome” do apelido – “dos Fogos” – diz repeito a sua atividade comercial. Contou-nos “Seu” Zito que no início da década de 90 (1990), quando ele agregou ao seu negócio o serviço de show pirotécnico, usou como nome fantasia da empresa a forma com que as pessoas já lhe conhecia, ou seja: Zito dos Fogos.
Disse-me ele também que poucas pessoas lhe conhece pelo nome de batismo. Só em alguma repartição pública ou em situações formais é que lhe tratam pelo nome verdadeiro. Assim sendo o amigo José Raimundo da Silva Filho é mais um vitoriense catalogado pelo nosso projeto – Apelidos Vitorienses – que tem por objetivo revelar a origem do apelido das pessoas que são mais conhecidas pela alcunha do que pelo próprio nome.