Próxima de completar duzentos anos – 1826 – a fotografia ainda continua impressionando! Se antes permaneceu restrita – apenas disponível aos poucos grupos abastados financeiramente -, hoje, graças às câmeras digitais, o seu livre trânsito no “mundo virtual” tornou-se tão popular quanto beber água em um copo de barro.
Como tudo que é impressionante, a fotografia continua suscitando debates. Alguns críticos não as consideram arte, outros, sim! Mas o mais interessante do registro fotográfico, na minha ótica, são as inferências que cada agente (contemplador) poderá fazer – dependendo do seu nível de conhecimento da imagem refletida. Para cada flash, um novo universo de possibilidades…
Assim sendo, fica por conta do livre arbítrio, aliado à capacidade inventiva de cada internauta, imaginar o que se passava na cabeça de cada um desses jovens que foram “congelados”, juntos, nesse rápido e casual instante, do último domingo (10), no Pátio da Matriz.
Detalhes: todos são estudantes do 2º ano do ensino médio, do Colégio Diogo de Braga. Outra dica: haviam acabado de concluir a segunda prova do Enem, que fizeram para acumular experiências……Da esquerda para direita, eis os nomes dos “congelados”: Mighuel Montenegro, Leonardo José, Alyne Larissa, Luísa Sandrelly, Marcos Emanuel, Wagner Emanoel, Manuella Siqueira, Carolina Alves, Gabriel de Melo, Caio Tavares e Thiago José.