Desde ontem, dia 27 de setembro, a campanha municipal 2020 foi deflagrada oficialmente. É bem verdade que esse ano, em função da pandemia do novo coronavírus, o processo se apresenta um tanto enigmático. Restrições às movimentações de rua, mudanças na legislação e a internet como “vedete” da eleição, convenhamos, muitas surpresas poderão acontecer.
Nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão -, nesse pleito municipal (2020), está apresentando um cardápio robusto de candidatos ao cargo de prefeito, ou seja: desde a “Nova Republica”, esse é o maior número da nossa história (sete postulações) – salve pesquisa mais aprofundada é também o maior da nossa história republicana (1889).
Assim sendo, com informações fornecidas pelos próprios candidatos aos órgãos competentes e disponíveis no site do TSE, na medida do possível e respeitando a nossa estrutura, procuramos traçar um perfil com informações técnicas e, até certo ponto, curiosa das “nossas” chapas majoritárias, no que se refere ao patrimonial, naturalidade, estado civil, profissão, idade e etc.
Pois bem, sete chapas estão inscritas na disputa. Apenas duas delas conseguiram formar coligações majoritárias. Encabeçada pelo atual prefeito, Aglailson Junior, a “Frente Popular da Vitória” materializou-se com os seguintes partidos: PSB, PL, AVANTE, REPUBLICANOS, PP e PSC.
Liderada pelo empresário Paulo Roberto, a “Vitória Merece Respeito” ficou composta pelas siglas: PSL, PRTB, SOLIDARIEDADE, MDB, PSD e PTB.
Os demais partidos que lançaram candidaturas majoritárias – PT, PTC, PDT, CIDADANIA e DEM – promoveram as chamadas “chapa puro-sangue”. Detalhe: o Partido Democrático Brasileiro está apresentando uma chapa – prefeita e vice – só com mulheres (Hérika Araujo e Bruna Morais).
Levando-se em conta que cada chapa possui dois membros, procuramos traçar um perfil dos 14 postulantes (prefeito e vice) – 10 homens e 4 mulheres.
Estado civil: 8 casados – 4 solteiros – 2 divorciados.
Grau de instrução: 11 superior completo – 3 ensino médio completo – 1 ensino fundamenta completo.
No quesito data de nascimento, podemos dizer que a idade média dos 14 postulantes é de 53 anos – o candidato a prefeito mais velho é o Moacir da Mandioca (64) e o mais novo é o Toninho Nascimento (42). Na qualidade de vice, o mais velho é o Henrique Queiroz (73) e a Bruna Morais é a mais nova, com apenas 23 anos.
Raça/cor: 8 brancos ,3 pardos e 3 pretos.
Naturalidade: 11 antonenses, 2 recifenses e 1 limoeirense.
No quesito profissão, temos: 3 empresários, 2 advogados, 2 administradores, 1 engenheiro, 1 vereador, 1 agricultor, 1 produtora cultural, 1 estudante/estagiária, 1 professora e 1 servidora pública estadual.
Oportunamente, estaremos concluindo essa matéria postando o contexto patrimonial/financeiro dos 14 postulantes. Adiantamos, contudo, que, segundo as informações do site do TSE, apenas um postulante possui 75% do valor da soma patrimonial dos outros 13 postulantes. Já outro, menos afortunado, declarou possuir até lancha. Em breve, estaremos divulgando todas essas informações.