Em grande estilo – e não poderia ser diferente –as portas do Teatro Silogeu José Aragão foram abertas, na manhã do domingo (20), para efetivar o primeiro evento promovido pelo nosso Instituto Histórico no contexto da chamada “retomada”, pós pandemia. É bem verdade que ainda estamos vivenciando a pandemia, mas já com certa previsibilidade para o seu fim. A última celebração cívica promovida pela instituição ocorreu justamente no inicio de março de 2020.
Em parceria com Instituto Histórico da cidade de Goiana, o evento destacou o Bicentenário da Convenção de Beberibe – movimento vitorioso de independência do Brasil muito antes do 7 de setembro de 1822. Anda na qualidade de Vila de Santo Antão, o nosso lugar participou ativamente desse acontecimento.
No Palco do evento se apresentaram o artista local, Jones Pinheiro e a Orquestra do CEMUVI. Com representação de vários institutos históricos de Pernambuco, o evento contou com a ilustre presença do secretário de Cultura do Estado, doutor Gilberto Freire Neto que foi condecorado com a Medalha dos 70 anos do Instituto Histórico da Vitória. Além do doutor Gilberto Freire outros expoentes fizeram uso da palavra: o prefeito da Vitória, Paulo Roberto, sublinhou o conteúdo histórico aludido. O Doutor Aluísio de Vasconcelos Xavier, patrocinador da placa “que contam histórias”, realçou o vitorioso projeto. O doutor Harlan Gadelha, que também foi condecorado com a medalha dos 70 anos do Instituto Histórico, foi o palestrante oficial da solenidade. O deputado Henrique Filho, entre outras consideração, parabenizou a “casa” pela retomada das atividades. E, na qualidade de vice-presidente da instituição, pontuei algumas questões de ordem histórica. Já o professor Pedro Ferrer, que presidiu o evento, em suas rápidas palavras de abertura, visivelmente satisfeito, pontuou algumas questões, sem esquecer de agradecer pela presença de todos.
Assim sendo, doravante, o importante e vitorioso movimento libertário, ocorrido em Pernambuco, por intermédio do painel de azulejo, fixado na parede frontal do Teatro Silogeu José Aragão, estará disponível àqueles que desejarem saber mais sobre a nossa rica memória. Em breve, mais três painéis, com o mesmo conteúdo, serão inaugurados na nossa cidade.
Abaixo, vídeos retratam um pouco do clima do auspicioso evento cívico/histórico.
Foi muito gratificante como cidadão Antonense, a minha contribuição cívica por ter participado dessa manhã solene do Bicentenário da Convenção de Beberibe como músico flautista e cerimonialista.
Jones Pinheiro. Membro do IHGVSA desde 2002.