O “Chacrinha” – por historia_em_retalhos.

Em 30 de setembro de 1917, nascia, em Surubim/PE, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o “Chacrinha”, um dos maiores comunicadores da história do rádio e da TV brasileiros.

Aos 22 anos, Chacrinha desistiu do curso de medicina e desembarcou no RJ, a fim de trabalhar como locutor de rádio.

Em 1956, chegou à TV Tupi, até ser contratado pela Rede Globo, em 1967, de onde saiu e voltou, novamente, em 1982, para apresentar, nas tardes de sábado, o seu maior sucesso: o Cassino do Chacrinha!

Autêntico na forma de ser e de agir, com um talento único para a comunicação em massa, Chacrinha logo alcançou o sucesso de público em todas as camadas sociais, tornando-se um ícone do entretenimento brasileiro.

Grandes artistas conquistaram o estrelato graças às portas abertas por Chacrinha: Fagner, Beth Carvalho, Jorge Ben Jor, Nelson Ned, Wanderléa, Moraes Moreira, Fábio Júnior, dentre inúmeros outros.

Os seus inesquecíveis bordões, como “Alô, Terezinha!”, “Quem não se comunica se trumbica”, “Eu vim para confundir e não para explicar!”, ocupam, até hoje, a memória dos brasileiros.

Você sabia

– o apelido carinhoso “Velho Guerreiro” nasceu na década de 70, por meio da canção “Aquele Abraço” de Gilberto Gil.

– já o nome artístico “Chacrinha” diz-se que vem da época do rádio. A emissora onde Abelardo trabalhava ficava numa chácara pequena e o comunicador referia-se ao local como “a chacrinha”.

– os seus biógrafos afirmam que, no início da carreira, Chacrinha enfrentou resistência por parte da elite brasileira. Esse jogo só começou a virar quando o sociólogo Edgar Morin o chamou de “papa da comunicação brasileira”.

– o famoso bacalhau que Chacrinha distribuía surgiu como merchandising. O dono das “Casas da Banha”, que era seu amigo e patrocinador, estava com um estoque encalhado. Depois que Chacrinha passou a lançar o peixe para a plateia, as vendas explodiram!

Chacrinha faleceu em 1988, aos 70 anos, vítima de câncer no pulmão.

“O velho guerreiro sorrindo, subindo, subindo foi pro céu brincar…”
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CjGzIukOhD8/?igshid=MTQwMmM4NDE%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *