Em 1989, a Beija-Flor realizava aquele que é considerado o desfile mais ousado e impactante da história do carnaval carioca.
Até hoje, esse desfile é citado e estudado.
Impressionantemente, o carnavalesco Joãosinho Trinta desnudou para o mundo o contraste entre o luxo das elites brasileiras e a pobreza daqueles que vivem no meio do lixo, em um dos países mais desiguais do planeta.
Logo na abertura, o carro abre-alas traria um Cristo Redentor em meio aos mendigos e vestido como eles.
Porém, a Arquidiocese do RJ conseguiu uma ordem judicial para proibir a apresentação da alegoria.
Joãosinho não se deu por vencido e cobriu o Cristo com um plástico preto, acrescentando a frase “Mesmo proibido, olhai por nós!”.
A polêmica gerada em torno da censura acabou dando à alegoria um impacto ainda maior.
“Atenção mendigos, desocupados, pivetes (…) esfomeados e povo da rua… Tirem dos lixos deste imenso país restos de luxo e façam a sua fantasia (…)”.
Com esses dizeres, a escola convidava para a grande confraternização: o luxo seria retirado do lixo!
Um detalhe de muita simbologia: os diretores da escola usavam uniformes iguais aos dos profissionais da limpeza.
O resultado disso foi que os garis que vinham atrás do desfile, limpando a avenida, sentiram-se contagiados, visibilizados e parte integrante da festa!
Ao fim, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense (que exaltou a proclamação da República) terminaram empatadas, com 210 pontos.
Por um capricho do destino, o desempate ocorreu em uma nota originariamente descartada, no quesito samba-enredo, e a Beija-Flor amargou o segundo lugar.
Anos depois, o jurado Cláudio Cunha, que tirou um ponto da Beija-Flor no quesito evolução, disse que havia se arrependido de não ter dado a nota 10 que faria a escola de Nilópolis campeã.
Mesmo não levantando a taça, porém, o desfile emblemático entrou para a história.
Jamais uma escola de samba realizou uma crítica social tão profunda, expondo às vísceras os contrastes de um país desigual, em que a extrema pobreza e a extrema riqueza convivem dentro de uma permanente tensão.
.
Siga: @historia_em_retalhos
https://www.instagram.com/p/Cot9dI_uZ1B/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D