Em ato com viés político, ocorrido na tarde do sábado (03), nas dependências do Teatro Silogeu, foi lançada a pré-candidatura do atual vereador, André Carvalho, a prefeito da Vitória de Santo Antão. O referido movimento contou com lideranças nacionais, estaduais e locais, além do público em geral.
Eleito no último pleito (2020) para ocupar um assento na Casa Diogo de Braga, com votação eloquente, o jovem André Carvalho “inaugurou” no nosso município um novo jeito de fazer política. Qualificado na área da comunicação de massa e sintonizado com as novas ferramentas tecnológicas, o mesmo conseguiu, entre outros, representar o desejo daqueles eleitores que não enxergam o assistencialismo e à captação de sufrágio como moeda política/eleitoral.
No Poder Legislativo, procurou desenvolver um mandato coerente com aquilo que pautou seu ingresso na política, ou seja: fiscalizar os atos do executivo, propor ações vinculadas às políticas públicas, transparência na atividade parlamentar e etc. Com efeito, no último pleito estadual (2022), na qualidade de candidato para ocupar um assento na ALEPE, saiu das urnas fortalecido, mesmo sem lograr êxito eleitoral.
Nesse contexto, ampliou o raio de atuação política dialogando com outros atores locais, não menos importantes: Socorrinho da Apami, o grupo dos Queiroz, representado pelo vereador Carlos Henrique, e com conceituado médico, vereador e ex vice-prefeito da Vitória, Doutor Saulo Albuquerque.
Lastreada por uma forte relação de confiança e respeito mútuo, com o deputado federal Túlio Gadelha, André conseguiu suplantar o tão pantanoso terreno partidário, proporcionando-lhe, assim, a tão desejada “segurança eleitoral”. Prova concreta dessa operação, construída ao longo do tempo, materializou-se na presença, no já citado ato, ocorrido no último sábado, da emblemática Marina Silva, figura internacional que, atualmente, despacha na capital federal, na pasta do Meio Ambiente.
Serenada a empolgação do lançamento da pré-candidatura ao cargo máximo do Poder Executivo antonense, esse conjunto de forças, liderado pelo André Carvalho, deverá enfrentar, nas urnas, o atual prefeito, Paulo Roberto, que irá buscar sua reeleição que, segundo recente pesquisa que circulou na imprensa, segue com boa avaliação. Lembremos, também, o grupo liderado pelo ex-prefeito Aglailson Junior, que segue se movimentando, visando o pleito que se avizinha.
Portanto, o ato do último sábado – por assim dizer – seria um primeiro movimento público, concreto, que ocorre na nossa cidade, visando o próximo pleito municipal (2024), protagonizado pelo campo oposicionista.
Nos próximos meses de 2024, até o dia “D” da democracia, muitas águas irão passar por debaixo da ponte, no sentido de desenhar o destino, dos próximos 4 anos (2025/2028), da terra de Santo Antão.