José “Pepe” Mujica – por @historia_em_retalhos.

Todo mundo conhece um pouco da filosofia de vida do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica.

O seu modo de vida simples e austero o tornou uma das personalidades mais admiradas em todo o mundo.

E isso pode ser bem ilustrado nos seus meios de locomoção.

Durante duas décadas, Mujica teve uma lambreta.

Em 2005, quando se transformou em ministro, optou por incrementar a sua forma de transporte: vendeu a lambreta e adquiriu um fusca 1987 (foto).

Este fusquinha ganhou as manchetes do mundo inteiro.

Dez anos mais tarde, em 2015, durante a cúpula de G77+China, realizada na Bolívia, Mujica recebeu uma oferta de um sheik árabe, disposto a pagar US$ 1 milhão por seu velho automóvel.

Em setembro, em um encontro com representantes diplomáticos em Montevidéu, o embaixador do México, Felipe Enríquez, também ofereceu dez veículos em troca do famoso fusca azul.

Mujica ainda avaliou aceitar a oferta para doar o dinheiro para fins sociais, mas grupos de uruguaios pediram-lhe que não o vendesse, pois era um “símbolo nacional”.

O fusquinha ficou e hoje continua sendo uma representação material da filosofia de vida deste grande homem latino-americano.

O ex-guerrilheiro que chegou ao poder em 2010 doa a maior parte de seu salário ao Plano Juntos, um projeto de moradia solidária que criou ao assumir a presidência.

Em maio, chegará aos 90 anos.

Força na tua luta contra o câncer, Pepe.

Não posso imaginar este mundo atual sem a tua sabedoria.

Você é imprescindível.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/DEpRJfRRFCw/?igsh=MXdkYXBwcjh1YTlnbw%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *