Para essa semana trago um tema pouco comentado, mas bastante presente em nosso cotidiano, vamos dialogar sobre algumas alterações comportamentais aos transtornos de personalidade, sendo estes transtornos relacionado a doenças cerebrais.
As atitudes de uma pessoa são observadas por diversas esferas, e a personalidade é o eixo primordial na estrutura dessas atitudes, e quando encontramos transtornos comportamentais, é na personalidade, possivelmente alterada, que encontramos o principal fator para a desorganização. No próximo parágrafo serão expostos alguns sinais comportamentais que possivelmente apresentam transtornos de personalidade, mais especificamente relacionada a lesões e disfunção cerebral.
Mudança fácil no comportamento como irritabilidade ou expressões de raiva e agressão assim como apatia, necessidades e impulsos que são reprovados pela sociedade como, por exemplo, de uma hora para outra roubar, comer muito e vorazmente, ter desconfiança e preocupações excessivas com determinado tema, a religião é o mais frequente, o individuo está excessivamente expressando o que seria certo e errado no seu comportamento como religioso.
Outro sinal bastante comum nesse tipo de transtorno são as alterações da velocidade da produção de linguagem e prolixidade. Neste caso a pessoa passa a ter na fala uma repetição viscosa para uma determinada situação, posso colocar como exemplo o comportamento de uma pessoa que repetidamente está prometendo vingança pela traição conjugal, é um ponto delicado na escuta clínica em situações de transtornos de personalidade com disfunção cerebral.
Estes comportamentos são significativos e caracterizados por ações pré-mórbitas, são alterações no comportamento causadoras de emoções, afetando os pensamentos, os impulsos e a necessidade pela morte. Esta necessidade pela morte é justificada pelas cobranças e conflitos do dia a dia, com isso alterando o significado das coisas, tornando-se distorcido da realidade. Estes comportamentos muitas vezes são interpretando pela sociedade como atitudes de pessoas estressadas. O mais viável em situações semelhante às descritas nesse texto é procurar um profissional, irá ajudar bastante.
Próxima sexta-feira nos encontramos
Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558
Cleiton este tema é bastante extenso, você poderia fazer como em alguns textos anteriores, dando continuidade numa próxima postagem acrescentando mais alguma coisa com relação a este transtorno.
Paulina,
você tem toda razão, é um tema bastante extenso, e vou precisar voltar com este assunto em outro momento. Obrigado pela sugestão.
Meu filho teve o diagnostico.. TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DEVIDO A DISFUNÇÃO CEREBRAL.. EM SIMPLES PALAVRAS, O SENHOR PODERIA ME EXPLICAR. MUITO GRATA, SILMARA V RIBAS.