Navio recebe boas-vindas da Marinha do Brasil com a Banda de Música do CMNE.
Chegou (28/06), às 08h, ao Porto de Recife – PE a FRAGATA UNIÃO F45. Após cumprir Missão de Paz das Organizações das Nações Unidas (ONU), no Líbano, a chamada UNIFIL, onde atuou por seis meses na patrulha da costa libanesa, o navio regressou para o Brasil, sendo Recife o primeiro porto brasileiro.
A Fragata União F45 deixou o Porto de Beirute, no Líbano, no dia 14 de maio para realizar sua última patrulha na área de Operações Marítimas do Mediterrâneo. O navio, que integrou a Força Tarefa-Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas do Líbano, desde novembro de 2011, foi substituído, em 17 de maio, pela Fragata “Liberal” F43.
Nesta Missão de Paz, a Fragata “União” atuou de forma ostensiva para evitar a entrada de armamento ilegal no Líbano e ajudar na formação do pessoal da Marinha Libanesa, além de realizar atividades de controle do trânsito de embarcações e aeronave na área de operações.
A Fragata União foi recebida por representantes das três Organizações Militares da Marinha do Brasil em Pernambuco, Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Hospital Naval de Recife (HNRe) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE).
Em reconhecimento ao trabalho da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, a recepção de boas-vindas aos bravos “marinheiros” contou com apresentação da Banda de Música do CMNE.
A Fragata União F45 ficará aberta à visitação pública nos dias 30 de junho e 01 de julho, das 14h às 17h. O acesso será pelo portão do Terminal de Passageiros do Porto do Recife, cais 08.
Sobre a Fragata União F45
O Navio Fragata União F45 foi incorporado à Marinha do Brasil em 12 de setembro de 1980, totalmente construído no Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro, é empregado em missão de escolta na costa brasileira.
Comandado atualmente pelo Capitão-de-Fragata Ricardo Fernandes Gomes, o navio tem como características 135 metros de comprimento, atingindo uma velocidade máxima de 30.5 nós e tem um raio de ação de 5.300 milhas náuticas. A sua tripulação é composta por quase 300 militares.
Com informações do 2º Sgt Jones Pinheiro.
Fui marinheiro na Escola de Aprendizes Marinheiro de Pernambuco, AM ALMEIDA 288 – Grupo 8º da turma Juliet, 1970, Cert. Alist. Militar: 3001320-OM-3-5 CP/P/.3º DN, adoro histórias referente as nossas frotas de fragatas da marinha, mantenha-me contato.
Que prazer rever essa turma JULIETE 70 melhor turma de nossa escola, grandes amigos , saudades , aprendizado e conhecimento. Deixo um forte abraço para todos, muita luz.
Alexandre ex: 493
Fui mestre da banda da EAMPE ,onde ganhei bastante experiencia , fiz várias apresentações representando aquela brilhante ESCOLA ,
Com empenho , e dedicação e com muito orgulho fui aluno na EAMPE e, tive o imenso prazer de manter a cadencia , de nossa tropa durante o tempo que passei como mestre no ano 1996 á 2001.
Parabenizo ao comando e a toda a tripulção.
QUAL CISNE BRANCO……….. iNESQUECÍVEL CANÇÃO
.
ADSUMUS.