Após grande repercussão da matéria publicada em nosso blog, enviada por um estudante que pediu para não ser identificado, relatando problemas com o transporte gratuito dos estudantes sob a responsabilidade da Prefeitura, como também, denúncias de perseguições com alunos insatisfeitos, a Prefeitura emite nota oficial se defendendo. Leia na íntegra:
O município sabe da importância do serviço de transporte para os estudantes vitorienses que buscam na capital uma formação universitária pública e por vezes particular. Todavia, é importante esclarecer que, esse serviço realizado de forma gratuita é mantido espontaneamente pelo município com recursos próprios, já que não conta com qualquer repasse de verbas federal ou estadual, sequer havendo obrigatoriedade legal para sua permanência.
A frota hoje existente mescla ônibus usados e novos adquiridos no ano passado, e independente das condições de cada um, com o transporte sendo feito em praticamente todos os dias do ano, é natural que esses veículos careçam de reparos e manutenção, afinal, todos precisam viajar com segurança. Quando há qualquer quebra dos mesmos no trajeto todos são prejudicados, o que gera inclusive protestos.
É sabido que o mês de janeiro é de férias em todas as esferas estudantis (municipal, estadual, federal e particular), o que permite ao município um pequeno intervalo para reparos necessários, bem como descanso dos motoristas. Com a determinação de que as Federais só teriam 15 dias de férias, no último dia 14 de janeiro o serviço foi restabelecido em parte.
Quanto as questões se superlotação, estamos fazendo um sério trabalho de recadastramento e instituindo um novo sistema de acompanhamento dos inscritos para que inexistam casos de pessoas que, agindo de má fé, usam o serviço como estudantes, mas que na verdade são trabalhadores da capital e de algum modo matriculam-se em cursos para fazerem o cadastramento como alunos. Alias, é importante que cada usuário seja também um fiscal desse abuso. Denunciando casos dessa natureza você estará ajudando significativamente na melhoria do serviço.
No tocante ao horário de funcionamento do recadastramento (expediente da manhã), os servidores municipais, como em todo serviço público, têm horário estabelecidos a cumprir cabendo ao usuário dinamizar seu tempo para que, dentro do expediente estabelecido, realize os procedimentos necessários para a revalidação de sua carteira de usuário.
A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reitera o compromisso de sempre trabalhar com responsabilidade e respeito às leis e direitos de todos.
Prefeitura da Vitória de Santo Antão
Secretaria Executiva de Comunicação social
Entra o caso: