SITUAÇÃO DA PE-45 QUE LIGA VITÓRIA À ESCADA A PE-45 faz mais que ligar Vitória à Escada ou servir de acesso ao litoral sul do estado, ela é o caminho mais curto entre diversas cidades tais como Gravatá, Pombos, Bezerros e até Caruaru em relação à BR-101 Sul e ao Porto de Suape. Ela deveria ser uma aliada de nossa cidade e da região na busca da vinda de novos empreendimentos, pois liga duas importantes rodovias do estado (BR-232 e BR-101), todas duplicadas.
Hoje se vê tráfego intenso de caminhões diversos, tais como transporte de conteiners para o Porto de Suape por esta rodovia, coisa que não se via algum tempo atrás! Por ser uma rota que encurta caminho para diversos locais a partir da BR-101 em direção à BR-232, deveria ter sua importância de fato e não apenas no imaginário de algumas pessoas! A situação de conservação dessa estrada é e há mais de década tem sido precária! O seu estado de conservação é dos piores! Não se vêem patrulhamento rodoviário na PE-45 e os caminhões de cana que transportam para a Usina/Destilaria JB trafegam com até 04 carrocerias atreladas e como se não bastasse, a ganância desses condutores os faz encher a carroceria dos caminhões além da conta e a carga de cana ultrapassa e muito a altura e a largura da própria carroceria de forma que a quantidade de cana que cai ao longo da estrada é grande.
Os caminhões mais parecem uma mulher com os cabelos assanhados, completamente em pé após acordar de um pesadelo, só que, se estes cabelos caírem sobre outro veículo pode ser fatal. Com tanto excesso de carga, os motoristas de tais veículos, dentre outros veículos pesados que por ali trafegam, se comportam como se fossem carros de passeio, trafegando em alta velocidade e fazendo ultrapassagens de assombrar!
Aliado a isso tudo, temos uma estrada que teve as obras de revitalização que mal começaram paralizadas e que segundo a empresa que está fazendo as reformas, por motivos de erros de projeto do DER-PE, o que contribue ainda mais para aumentar os riscos. Passo por esta rodovia todos os dias indo em direção à Suape e mais à frente também pego a PE-42 que liga a BR-101 com a PE-60 na altura de Ipojuca. É notório, para um bom observador, que na PE-42 trafegam tantos caminhões de cana para a usina Ipojuca quando na PE-45 para a Destilaria JB, só que na primeira, os caminhões puxam no máximo duas carrocerias e raramente uma cana se quer passa dos limites das grades das carrocerias seja pelos lados, seja por cima da mesma e nessa estrada, dia sim dia não, há policiamento. Porquê será?
Será que a Usina Ipojuca olha mais para o lado social se importando com a segurança alheia e a conservação da estrada que é um patrimônio de todos e faz isso não recebendo (aceitando) a entrada de caminhões de cana com excesso de carga, o que não é feito pela Destilaria JB? Será que os patrulheiros rodoviários são “gentilmente convidados” à não incomodarem os caminhões de cana para a Destilaria JB e se ausentam por completo da PE-45 que pelo seu estado de conservação deveria ter policiamento constante? Será que a polícia tem receio de se acidentar trafegando numa estrada tão mal conservada? Na descida de “ladeira de pedra”, um morador cansado colocou um cartaz que diz: “ACORDA GOVERNADOR, A ESTRADA DE VITÓRIA À ESCADA ACABOU!”. Acho que esta frase foi muito bem colocada e é muito interessante por parecer ser verdadeira, pois como temos visto, o nosso Governador está dormindo, sonhando em ser Presidente da República!
Que se façam pensar!
Luiz Adeildo