Como já dizia o filósofo Sócrates: a morte é uma das questões que os homens menos entendem mas que mais falam. No ano passado nesse mês de setembro morreram ícones do mundo artístico que agora depois de um ano me veio a lembrança. Três me chamaram a atenção. O norte coreano Sun Myung Moon, o reverendo Moon que teve como intuito salvar o mundo e a humanidade, missão que dizia ter recebido de Jesus Cristo aos 16 anos. Moon fundou em 1954 a igreja da unificação. Bilionário, Moon era dono de jornais, canais de TV, hospitais e times de futebol em todo o mundo.Foi preso nos anos 80 por sonegação e tráfico de armas. Morre e 3 de setembro de 2012 de pneumonia aos 92 anos.
O letrista da música rain drops falling on my head , Hal David, é dono de uma das músicas mais conhecidas do século XX( junto com o maestro Burt Bcharach). A música rendeu à dupla o oscar de melhor canção em 1970, que embalou o passeio de bicicleta de Paul Newman e Katharine Ross em Butch Cassid e Sundance Kid em 1969. Outro hit foi say a little prayer interpretado por Dione Warwick, dia 1 de setembro de 2012, aos 91 anos morre de derrame em Los Angeles.
A outra morte foi a do “gigante gentil” o ator Michael Clarke Duncan, dono de uma voz grave e também altíssimo, tinha 1,96m, do filme a espera de um milagre, 1999, foi ainda indicado ao Oscar de ator coadjuvante. Dia 3 de setembro de 2012 com complicações de um infarto morre aos 54 anos.
Sobre a morte a ciência afirma que na hora “H” o cérebro libera um hormônio, por nome beta-endorfina, que em quantidade suficiente transforma a morte em indolor e até mesmo agradável. Mas não tenho pressa a endorfina e outros hormônios como a adrenalina, dopamina, também são liberados quando praticamos exercícios físicos, por isso prefiro conviver com esses hormônios ainda vivo. Ou senão…
Franklin Ferreira
Professor de Química
VOCE É MARAVILHOSO PROF. FRANKLIN, É MUITO BOM TÊ-LO NO BLOG; MUITO OBRIGADO MESMO NÃO LHE CONHECENDO.