Segundo dados oficiais, o número de mortes em acidentes com moto em todo Brasil, subiu 263,5% num período de 10 anos (2001 a 2011). Ainda segundo informações da mesma fonte, o salto no número de vítimas fatais em acidentes com motos é bem maior que o aumento do número de mortos por acidentes de transito em geral.
Muito bem, em nossa cidade os números certamente são parecidos, caso se observe alguma alteração, certamente é para um cenário mais preocupante. Mesmo com a AGTRAN nas ruas da cidade, Vitória ainda é um “mar de rosas” para motoristas e motoqueiros circularem de maneira irregular.
Se ficarmos um pouco mais atentos iremos observar, circulando pelas vias da cidade, uma grande quantidade de motos sem o devido emplacamento, quer seja dia ou noite. Não posso precisar, mas é possível que um terço das motos na cidade, do modelo BIS, trafeguem sem placa.
A falta de interesse do prefeito Elias Lira em organizar as coisas é tanta que para enfrentar esta bagunça (e tantas outras), disponibilizou, através da AGTRAN, para o amigo Hildebrando, a singela estrutura de pouco mais de uma dúzia de agentes, três motos e Fiat uno usado.
Durante a noite, principalmente nos finais de semana, onde não se vê um agente de trânsito (AGTRAN) nas ruas da cidade (nem poderia com esse efetivo), ai é que a esculhambação acontece. Já encontrei várias vezes garotos fazendo “pegas” e as famosas “empinadas” em plena Praça da Matriz.
Sabemos que a chamada “praga das cinquentinhas” não é apenas um chaga local. Mas, a AGTRAN precisa fazer sua parte, se o efetivo é pequeno, o Diretor, Hildebrando Lima, precisa vir a público e explicar à população que a culpa não é dele e sim do prefeito Elias Lira. O que não pode é o cidadão comum, cumpridor das suas obrigações, estar sujeito a ser ATROPELADO POR ESSAS MOTOS, MUITAS DAS VEZES PILOTADAS POR MENORES DE IDADE.
O blog erra em afirmar que 1/3 das motos modelo Biz da Honda sejam não emplacadas, algo raro de se ver já que a maioria em peso é comprada por meio de financiamento ou consórcio, portanto já saem das consercionarias emplacadas. Deve haver uma leve e aceitável confusão com os modelos da Nazaxx, Bravax e Shineray que copiam na cara dura o design da Honda Biz seja o modelo atual como o anterior. Existem dois problemas relacionados a motos que chamam a atenção que são a idade e a irresponsabilidade dos condutores das chamadas cinquentinhas que assumem condutas perigosas tanto para si, quanto para a população em geral. E o grande número de motociclistas desabilitados ou ate mesmo habilitados que assumem um risco muito elevados em determinadas manobras em motos mais potentes. Então podem reparar que a maioria em peso das motos vistas por você Pilako são na verdade 50cc que o município poderia criar uma lei que torne obrigatório o emplacamento dessas motos, já que isso é permitido pelo código de trânsito, aplicar multas e coibir não adequado das mesmas. É possível basta querer, mas como é impopular deve trazer um dividendo negativo politicamente a prefeitura, tornando difícil a aplicação.
A culpa é da AGTRAN e do PODER PÚBLICO MUNICIPAL. O CTB, não sugere, mas diz que FICA A CARGO do Município o emplacamento das chamadas CINQUENTINHAS, BICICLETAS, CARROÇAS, ETC.
O nosso PODER PÚBLICO é muito ineficiente, uma vez que, não procede com a CRIAÇÃO da Lei PARA EMPLACAMENTO, assim como toda estrutura para a AUTORIZAÇÃO pra pilotar, no caso das 50cc, ACC.
Uma pena, pois, como o MUNICÍPIO gosta de arrecadar PODERIA GANHAR dinheiro com isso. Todavia, enquanto isso não acontece a POPULAÇÃO fica jogada a própria SORTE, sendo obrigada a ter que conviver com MENORES na condução das 50cc, ASSIM COMO PESSOA SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO – ACC.
Também o que se pode esperar de um governo que é ANALFABETO FUNCIONAL?
Pode até ser impopular, porém É POLITICAMENTE CORRETO.
A culpa disso tudo está no povo que elege os “melhores” para governá-lo.
Pingback: “A culpa é da AGTRAN e do PODER PÚBLICO MUNICIPAL.” – diz internauta Thiago Neto | Blog do Pilako
se o sr. Hildebrando ou qualquer outro secretário não tem autonomia ,que tenha a personalidade de entregar o cargo.mas não faram isso , o que interessa para eles são o prestígio e os altos salários pagos.são farinha do mesmo saco, o prefeitos e esses secretários.
O CULPADO DE TUDO ISSO SOU “EU”, TENHAM CERTEZA DE UMA COISA, AS ELEIÇOES VEM AÍ, E COM CERTEZA O MEU VOTO ESTA CERTO PARA SER ANULAAAAAAAAAAAAAAAADO.
Olá pessoal em relação a essas cinquentinhas vejo que é um descaso da prefeitura morei por quase 6 anos na cidade de Lucas do Rio Verde interior do Mato Grosso e lá as cinquentinhas tem que estar emplacadas e seus condutores habilitados(e fiscalizado e a nível de tolerância zero) aqui em Vitória meu carro já levou 4 pancadas de motos 3 delas por condutores menor de idade que conduziam as cinquentinhas, as 2 ultimas pancadas foi no São João e duas cinquentinhas bateram na lateral do meu carro e quando fui reclamar o prejuízo os condutores eram menor de idade( pela aparência deviam ter no máximo 14 anos) o pior é que 3 agentes da guarda de transito viram e não fizeram naaaaaada, fui questionar e eles disseram que devido as cinquentinhas não serem emplacadas não podiam agir. Um absurdo tudo isso, essas cinquentinhas estão sendo dadas de presentes a crianças que não tem noção das regras e leis de transito.
Pingback: Internauta Adamastor Falcão cobra regulamentação das cinquentinhas | Blog do Pilako