Reunião da ABTV: VAMOS EXIGIR EXPLICAÇÕES.

IMG_4949

Na noite de ontem (11) aconteceu a primeira reunião ordinária, pós carnaval 2014, da ABTV (Associação dos Blocos de Trios da Vitória), o encontro foi realizado, como de costume, na sua sede localizada na Rua Saldanha da Gama, no Bairro do Livramento.

Após as abertura dos trabalhos pelo presidente da casa, Charles Romão, o encontro, entre outras coisas, tornou-se uma espécie de “muro de lamentações”. Cada dirigente de bloco que contassem as suas dificuldades nos desfiles.

Com relação ao desfile da GIRAFA o companheiro Helder Nery falou o que a cidade inteira já tomou conhecimento: “a colocação de um policial ao lado do motorista do trio Asas da América”. O artista vitoriense Pierre recebeu as coordenadas da policia de como deveria  procede na sua apresentação.

Reprodução / Facebook A GIRAFA

Reprodução / Facebook A GIRAFA

Silvio Marcos, do Bloco Marias e Lampiões, disse que nunca presenciou tanta intolerância por parte da polícia em um desfile carnavalesco, chegando ao ponto da autoridade policial mandar o  motorista do trio seguir de “todo jeito”, além claro, de constranger também os artistas ao ponto dos mesmos se desculparem ao público.

O Alexandro do Bloco “FERA”, disse: “teve uma hora que fiquei do lado de fora da corda por conta de tanta pressão da polícia em cima de nós diretores”. Nas apresentações do BLOCO “AS VIRGENS” um oficial da polícia chegou a ameaçar prender a cantora Vânia América. No desfile da SAUDADE, onde fui obrigado a parar por conta da altura dos fios que impossibilitou, face a colocação da cobertura de chuva, a seguir, também tive que  me explicar para as autoridades policias em cima do trio. Comentários  envolvendo a truculência da policia neste carnaval foi o que não faltou na reunião.

Pois bem, conversando recentemente com um folião da velha guarda sobre os episódios envolvendo o procedimento da polícia para com os diretores das mais diversas agremiações, ele me disse que nem no carnaval de 1965, onde muitos carnavalescos temiam imposições por conta do regime militar se viu tanta truculência quanto no carnaval deste ano, muito pelo contrário, disse ele,  lá no período de chumbo foi um carnaval com liberdade e respeito com os que  proveram a festa.

O curioso disso tudo é que segundo o TAC (termo de ajustamento de conduta) emitido para o carnaval 2014 quem tinha por obrigação de fiscalizar o horário de saída e finalização do desfile  das agremiações,  no percurso oficial do carnaval,  era a GUARDA MUNICIPAL. Confira o texto abaixo.

tac32

Ainda segundo o TAC, a polícia só deveria ser acionada SE NECESSÁRIO FOSSE. Pois bem, então chegou a hora de perguntar ao Secretário de Defesa Cidadã, Décio Canuto Filho, como também ao Senhor Jairo Ferreira Gomes, Comandante da Guarda Municipal, por que foi que a GUARDA MUNICIPAL acionou a polícia?

Com a palavra o Secretário Décio Filho e o Comandante da Guarda Jairo Gomes?

TAC2

Sendo assim, decidimos ontem na referida reunião, que vamos procurar as autoridades envolvidas nos lamentáveis acontecimentos para, em nome da Associação dos Blocos de Trios da Vitória, EXIGIR os devidos esclarecimentos.

O carnaval da cidade é um patrimônio importante do município, os diretores dos blocos não são aventureiros, são sim, pessoas reconhecidamente, em toda cidade, como  pessoas de bem e que portanto merecem ser tratadas com respeito. Vivemos em um regime democrático e todo ato de força e autoritarismo deve ser REPUDIADO E DENUNCIADO pelo conjunto da sociedade,  venha ele de quem vier.

1 pensou em “Reunião da ABTV: VAMOS EXIGIR EXPLICAÇÕES.

  1. o carnaval da vitória estar se acabando isso não e justo acontecer no nosso Carnaval da nossa cidade é só o carnaval da vitória que aconteci isso cadê o secretario de turismo que é também é o culpado do que aconteceu no nosso Carnaval de nossa cidade da vitória passou ate na TV Globo Nordeste o que aconteceu com grande canto Toni Garindo da banda- cidade negro- vamos se ligar o carnaval é patrimônio da cultural Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *