Assim como aconteceu em décadas passadas e também nos últimos anos, durante as festividades MOMESCAS a prefeitura reservava um espaço na festa para prestar as devidas homenagens póstumas para alguns carnavalescos vitorienses, cujo a atuação, engrandeceu o nosso CARNAVAL. Na última edição, carnaval de 2014, não lembro de ter visto estas homenagens, que diga-se de passagem nomes foi o que não faltaram.
A bem da verdade, no tríduo MOMESCO propriamente dito, o percurso oficial dos trios elétricos não observei carros estacionados atrapalhando os desfiles dos blocos com trio, o que não podemos dizer com os clubes e troças. Já com relação às Agremiações que desfilaram fora dos três dias de folia, a exemplo das VIRGENS e do BLOCO FERA, registramos vários veículos (carros e motos) em pontos das vias destinadas às apresentações.
Ainda dentro do tema: carro no percurso, reservei alguns vídeos, gravados de maneira aleatória, para realçar que mesmo a prefeitura se comprometendo em fechas as ruas para as festividades e controlar a saída e entrada, com adesivos para moradores previamente cadastrados, o corredor da folia, em alguns momentos, mais parecia um “campeonato de som”, valendo salientar: aparentemente nenhum deles são moradores, e que portanto, não estariam com os chamados ADESIVOS DE MORADORES. Veja os vídeos.
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5.
Já com relação aos chamados CARROS DE MÃOS, este ano, a bagunça ainda consegui ser maior. Definitivamente a prefeitura FAZ DE CONTAR QUE CONTROLA. Gravei, através das imagens da TV Vitória, que um vendedor, além de vender suas bebidas no corredor da folia, também trazia agregado a sua carroça uma CHURRASQUEIRA em pleno vai e vem da folia para também servir o TIRA GOSTO., ou seja, serviço completo.
Já com relação a chamada PADRONIZAÇÃO do comercio ambulante no trajeto oficial do carnaval, mais uma vez, o que se viu foi um verdadeiro SALVE-SE QUEM PUDER, inclusive com churrasqueira funcionado no meio das pessoas.
Para encerrar, estes pequenos flagrantes de falta de fiscalização por parte da prefeitura, gostaria de externar meu repúdio para o “entendido” que resolveu, por sua conta e risco, deixar os blocos de cimentos – Gelos Baianos – jogados no canto da ruas em pleno corredor oficial da folia sem ter, inclusive, a menor preocupação e e respeito com o bom andamento do carnaval, expondo assim, pessoas sobretudo crianças, ao risco de acidente.
Estava me lembrando de quando eu podia amanhecer o dia no bloco de carnaval isso era maravilhoso, hoje já não tem mais isso, pois não tem mais blocos e agora temos o toque de recolher as 2 da madrugada oposto pelo ministério publico, antes não havia essa tal de TAC e tínhamos o melhor carnaval. Não tinha ninguém botando pressão nos desfiles, todos os blocos e troças passavam e saiam pela praça da matriz e livramento. Esses vídeos de carros com som ligado refletem a falta de necessidade de atrações no carnaval de vitória, ou seja, vários blocos como cebola quente e clube dos trinta e outros não desfilam mais no carnaval. Agora estamos passando vexame com esse fiasco que vem acontecendo. Vergonhoso ver uma emissora de TV como a globo fazer uma cobertura ao vivo como aconteceu para mostrar o que? Outra coisa queria saber quem organiza e manda de fato no carnaval da cidade.
Pingback: Internauta Gustavo Menezes interage com o blog | Blog do Pilako