Muitas pessoas estão envolvidas nas festas carnavalescas. Para muitos é hora de brincar. A diversão é a palavra de ordem. Outros preferem ir para retiros, acampamentos, praias, visando o descanso, resguardos da folia própria dos dias de carnaval. Estou no grupo que aproveita o feriadão para descansar, assistir aquele filme ou ler aquele livro que o corre-corre do dia a dia não permitiu.
O que entendo nesse processo é que todos querem se divertir. Querem dar uma pausa no cotidiano, cujas demandas são pesadas. Aliviar um pouco é o desejo de todos/as.
Mas, algo me inquieta. É justamente a nossa capacidade de distração, frente a questões seriíssimas que estarão se desenvolvendo nesses dias festivos para uns ou dias de descanso, para outros.
Falo isto não para despertar medos ou provocar insatisfações, mas porque acredito que os dias estão nos convocando para a atenção. Estar atentos é uma necessidade nos dias atuais. Não atentos como algo patológico, mas atentos para garantir nossa segurança, a defesa de valores como respeito e solidariedade, nossos posicionamentos frente a questões políticas, etc.
Enquanto uns estarão acampando e outros estarão nas ruas acompanhando os blocos, questões de segurança pública, de uso de álcool e outras drogas, de mobilidade urbana, estarão nos provocando. Digo isto, porque escutei de várias pessoas no final da semana passada, justamente essas questões. As pessoas disseram: – Queremos viajar para à praia, mas estamos preocupados com a segurança da casa. Outras: – vamos brincar, mas tantos assaltos estão acontecendo. Então, temos razões importantes para manter nossa atenção, nos próximos dias de feriado.
Despeço-me dizendo: para os que brincam que a diversão renove os ânimos, a esperança e encoraje para os enfrentamentos que estão postos para 2015. Aos que vão sair da cidade que o retorno seja festivo, de modo que a paz, a serenidade sejam companheiras diárias diante dos desafios cotidianos.
E como a vida não é só feita de enfrentamentos e desafios, que todos/as possam experimentar de muitas alegrias.
Até a próxima.
Valdenice José Raimundo
Doutora em Serviço Social
Docente na Universidade Católica de Pernambuco
Líder do Grupo de Estudos em Raça, Gênero e Políticas Públicas – UNICAP
Coordenadora do Projeto Vidas Inteligentes sem Drogas e Álcool – VIDA.
Endereço para acessar este CV: