Na noite da sexta (17) a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – promoveu um evento para realçar as qualidades intelectuais do professor Adão Barnabé. Familiares, poetas e admiradores subiram ao palco do Teatro Silogeu para expressar, das mais variadas formas, seu tributo ao eterno Mestre Adão Barnabé.
Quem foi Adão Barnabé?
Na ocasião fizemos alguns registros em vídeo. No primeiro, a neta do homenageado, Maria Eduarda, faz a leitura de uma poesia escrita em 1955. No segundo vídeo o amigo e multiartista, Zózimo, musicou uma poesia do professor Adão. Já no terceiro registro, o advogado, Pedro Queiroz, transmitiu aos presentes um pouco da genialidade do professor Adão, assim como, revelou algumas passagens vivida com o homenageado. Veja os vídeos
A professora Severina Moura também usou da palavra para recitar um cordel de sua autoria.
Cordel
a Adão Barnabé
Adão Barnabé foi professor
Filho querido de Dona Honorina
Que falava francês, fluentemente
Tinha um estilo de granfina
Seu filho Claudio, meu colega
E Noêmia, amiga de Severina
Adão dominava muitas línguas
Quando outros nem se importavam
Falar mais de uma língua, para que?
Pobres, medíocres, nem pensavam
Ser poliglota é um privilégio
Só os iluminados atinavam
Por isso dou os parabéns
À família de Adão Barnabé
E que sigam também, suas pegadas
Para ter na vida o que quiser
Quem quer, pode e tudo alcança
É só estudar em busca do saber
Severina Andrade de Moura
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Para as pessoas que chegaram a conviver com o professor Adão Barnabé, ficou a certeza de conhecido com um gênio. Para os mais novos, que não tiveram o privilégio dos seus ensinamentos, fica também a certeza que nossa cidade, Vitória de Santo Antão, empobreceu com sua precoce partida. Parabéns aos que fazem a diretoria da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência pela excelente escolha.