Apesar de faltar mais de um ano para as eleições municipais, que ocorrerão em todo Brasil para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, os partidos políticos, nos mais de cinco mil e quinhentos municípios, já estão a todo vapor. Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as coisas não são diferente.
Ao circular pelas ruas do município, aqui e acolá, já se enxerga “mensagens” lembrando alguns nomes que deverão concorrer nas próximas eleições. Aparentemente, os pré-candidatos aos cargos majoritários estão animados com a campanha, uma vez que os dois principais caciques políticos da cidade estão impossibilitados, por Lei, de concorrer.
O secretário de governo da gestão do Governo de Todos, Ozias Valentim, desfila na cidade como se já fosse o candidato oficial do grupo amarelo. Corroborando com o ditado popular que diz: “a pressa é inimiga da perfeição”. Pois bem, o mesmo, recentemente, mandou produzir uns adesivos colantes, para serem aplicados em alguns automóveis que diz assim: “Sou Valente, estou com Valentim, seja valente você também”.
Ora! Pela primeira peça de “campanha” produzida por Ozias, a gente já vê logo que ele é fraquinho. Primeiro: o tamanho do adesivo foi desproporcional. Segundo: mensagens políticas devem ser repassadas em frases curtas. Terceiro: a valentia não é uma expressão agregadora, muito menos para quem está querendo passar uma imagem de religioso, tal qual seu chefe. Quarto: convenhamos….. Grande valentia essa… arrumar um emprego nas tetas da prefeitura para dizer que o candidato do prefeito é bom… Ozias, escuta meu conselho: muda de marqueteiro pois, se depender desse, que tu arrumou, tu não vai sai do canto !!!
O amigo Ozias, apesar de transitar na esfera política, há décadas e de ter sido vereador e até presidente de Câmara Legislativa local, parece que ainda não assimilou, administrativamente, soluções plausíveis para os problemas da cidade. Outro dia, falando como pré candidato a prefeito da Vitória, reconheceu que o município tem na sua Feira Livre um gravíssimo problema e, como alternativa apontada por ele, para solucionar o mesmo, saiu-se com essa: “eu sonho em tirar na mega-sena para resolver aquilo por conta própria, porque eu amo Vitória”. A resposta é, no mínimo, RISÍVEL, ou seja: O POVO DA VITÓRIA, AGORA, VAI FICAR NA DEPENDÊNCIA DA SORTE DE OZIAS EM PEGAR A MEGA-SENA!
Não precisa ser nenhum cientista político para saber que a candidatura de Ozias é uma invenção de Elias para enfraquecer, dentro do grupo, a postulação de Paulo Roberto. Volto a dizer: independente de qualquer coisa, mesmo com sua antipatia nata, o Paulo sempre foi tratado por Elias como seu “coringa político”. Vejamos:
Na eleição para prefeito de 1996, por exemplo, quando coube a Elias indicar o vice de Carlos Breckenfeld, o escolhido pelo cacique amarelo foi Paulo Roberto, e não o Ozias. Na eleição seguinte, em 2000, quando Elias se achava ganho antes da hora, o nome de Ozias nem chegou a ser ventilado, cabendo a Paulo Roberto compor a vice na chapa encabeçada pelo próprio Elias. Na eleição para vereador em 2004, Ozias foi candidato e perdeu, ficando na primeira suplência, onde os eleitos da coligação foram os então postulantes do PMDB – Mano Holanda e Heleno Rodrigues – mostrando assim, que Ozias nunca foi o preferido de Elias Lira (eleitoralmente), apesar de ter dedicado toda sua vida profissional ao chefe.
Elias Lira, em maio de 2013, até fez uma “gracinha eleitoral” com Ozias, quando insinuou publicamente sua postulação ao cargo de deputado estadual (2014),com intensão, apenas, de enviar uma mensagem cifrada ao deputado Henrique Queiroz, dizendo-lhe que não contasse com o seu apoio, como muitos pensavam. O Ozias, mesmo sabendo que tudo era “PARANGOLÉ ELEITORAL“, se prestou à esse tipo de papel, pois, naquele momento ele (Ozias) já sabia muito bem que o candidato seria o filho do chefe. São por essas e outras que Ozias não tem o respeito eleitoral de Elias Lira.
Portanto, não enxergo no amigo Ozias força política, nem partidária, muito menos financeira para impor nada ao grupo. Segundo informações de pessoas ligadaa ao mundo político, o próprio Ozias, assim como seus amigos mais próximos, andam externando por aí, que não aceitam o Paulo Roberto nem como vice na sua chapa.
Ora! Tal radicalização, neste contexto, convenhamos, só existe uma resposta: É O PRÓPRIO ELIAS QUE ESTÁ ORIENTANDO PARA RADICALIZAR NO PROCESSO, PARA DEPOIS SE SAIR DE VÍTIMA, DIZENDO QUE A CULPA FOI DOS DOIS – Ozias e Paulo – QUE NÃO SE ENTENDERAM. ELIAS E JOAQUIM, AGORA, QUEREM VER O “CIRCO PEGAR FOGO”.
O Elias, ano passado, quando quis colocar “Grego e Troianos” no mesmo palanque, para apoiar seu filho, ele soube. Apesar de Paulo Roberto ser no meio político local o camarada mais complicado e intragável ele, independente de qualquer coisa, no meu modesto entendimento, deveria ser o candidato a prefeito oficial do grupo amarelo na próxima eleição.
Para encerrar, gostaria de dizer que o prazo de filiação partidária está se encerrando e nem Ozias Valentin e nem o Paulo Roberto “berraram” que estão filiados ao PSD, ou seja, partido oficial de Elias e que, portanto, concorreria, na próxima eleição, com o número do chefe (55). As primeiras definições de como será o processo eleitoral que se avizinha estão chegando ao final portanto, vamos aguardar os acontecimentos dos fatos.
Atualmente a maioria dos votantes é composta por jovens, e os jovens estão cansados dessa forma atrasada de fazer política (vermelho Vs amarelo). Ozias e Paulo Roberto são nomes que quando pronunciados, carregam o ranço dessa política atrasada, autocrática e nojenta da nossa cidade.
Por me tirava todos dessa politica da mesmisse e colocava pessoas com novas ideias pra vitória ser livre desses políticos que so pensa em se e não no bem da cidade e do povo
Oh! Discipulos me informem qual o trabalo de seu Ozias Valentim, por favor.
Pelo que me dizem o meso vive pelos “bares da vida” toamando cerveja que ele paga do cargo comissionado que tem na prefeitura, é verdade?
E verdade que ela e a esposa vivem de cargos de apadrinhamento político a décadas?
È verdade que ele nada produz socialmente?
È verdade que as honras dele se resumem a servir, a ser serviçal de Elais Lira?
Ozias Valentim vive de uma profissão nobre, a advocacia. Se o prefeito da Vitória de Santo Antão precisou deste profissional para fazer direito, Ozias merece um bom salário. Não sabia que tomar cerveja seria sinônimo de não fazer nada. Comentário malicioso. Deixa o homem trabalhar para continuar os trabalhos. É ele quem vai enfrentar o coração vermelho .
A cidade de Vitória de Santo Antão precisa de mais calçadas para a população sair das ruas sem concorrer com os veículos automotores. Precisa ainda de asfaltar o centro da cidade. O povo precisa ainda de uma defensoria municipal. Mesmo assim, a cidade está cada vez melhor.