Na manhã do sábado (12) o diretório estadual do PV – Partido Verde – realizou um encontro na cidade do Recife. O evento, de caráter político partidário, que teve como objetivo, entre outras coisas, promover atos de filiação envolvendo lideranças políticas interessadas em disputar cargos eletivos, nas eleições municipais do ano que vem (2016), marcaram presença.
O ato festivo ocorreu no luxuoso Hotel Golden Tulip Recife Plaza, localizado no bairro de Boa Viagem. Da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o grupo organizado pelo presidente municipal da sigla, Carlos Alberto, liderado pelo pré-candidato a prefeito, José Manuel de Souza, o popular empresário “ Zé Catinga”, foi um o maior do interior do estado.
Como palestrante do concorrido evento, o professor e consultor Maurício Romão, na sua fala, realizou uma análise da conjuntura atual, na qual a superposição de crises – política, ética e econômica – faz com que os candidatos “da situação”, ou por eles apoiados, tenham menos chances de vitoria no pleito que se avizinha. “Em 2012, por exemplo, caiu para 50% a quantidade de candidatos que se reelegeram”, exemplificou. A tendência é que em 2016 esse número seja ainda menor. Previu o respeitado Mauricio Romão. Após sua participação no palco do evento, tive o privilégio de realizar uma pequena entrevista com ele. Veja o vídeo:
Apesar de ser um admirador do trabalho do professor e consultou Mauricio Romão, como blogueiro e observador da cena política local, gostaria de dizer que o principal motivo que me levou ao encontro do PV – Partido Verde – foi para medir, “IN LOCO”, o nível de comprometimento político e partidário dos dirigentes da sigla – nacional e estadual- com o diretório municipal e, consequentemente com à postulação majoritária do amigo Zé Catinga.
Pois bem, com o bate papo que tive com o presidente nacional do PV, José Luis Penna, realcei à simpatia que muitos brasileiros nutrem pelo Partido Verde, face ao seu conteúdo programático no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Ao questiona-lo sobre a garantia da postulação a prefeito de Zé Catinga, no próximo pleito (2016), ele foi enfático: “se é da vontade do partido e de Zé Catinga, firmado o compromisso nos vamos até a eleição, podem ficar Tranquilo”. Veja o vídeo:
Já com o vídeo que realizei com o presidente estadual do Partido Verde, Carlos Augusto, a animação com esse novo momento do Partido Verde em Pernambuco, foi visível. Na música da agremiação, tocada no encontro, as palavras de ordens foram “renovação e reciclar”. Quando perguntado sobre à garantia da candidatura de Zé Catinga para prefeito,em 2016, Calos Augusto foi contundente: “o povo quer Zè Catinga, Entendeu… Zé Catinga vai ser candidato porque o povo quer, e vai ser prefeito porque o povo quer, então…Partido Verde 43, fechado com Zé Catinga”. Veja o Vídeo.
Muito bem, ao final do evento, que foi bastante concorrido, sai convencido que o amigo Zé Catinga já tem garantido um partido para disputar a eleição de prefeito, na Vitória. Para uma cidade cujos caciques políticos se acham donos de tudo e todos, ter a garantia de uma legenda partidária, já é uma boa largada, rumo ao objetivo. Portanto, a partir de agora, deve o amigo Zé Catinga avançar na consolidação do arco de aliança política que lhe garanta, de fato, disputar com chances de vencer, a eleição em 2016. Portanto, como diz o cantador Santana: “Amanhã, pode acontecer tudo, inclusive nada.”.
A renovaçao politica em Vitoria e necessaria nao so de politico e partidos. Mas tambem de ideologias, e Ze Catinga e o pre candidato que o povo de vitoria mais sente confiança. Mudar e preciso.