Com uma série de cinquenta e duas matérias o Diário de Pernambuco estar evidenciando os principais personagem da história do nosso estado, relacionados com o Bicentenário da Revolução de 1817 onde Pernambuco, por pequeno espaço de tempo, tonou-se um País independente. No último domingo (12) o destaque foi para Capitão Bernardo Vieira de Melo.
Entre outras coisas destaca o jornalista e escritor Paulo Santos de Oliveira, a emboscada ocorrida contra o então governado Sebastião de Castro, em 1710. Com relação ao tema da Guerra dos Mascates, evento ocorrido por contar da cobrança de altos impostos à classe produtiva à época, brevemente o presidente do nosso Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Humberto Ferrer de Moraes, lançará um livro dando um enfoque especial ao tema.
Destacará o professor Pedro, aliás com muita propriedade, à imprescindível e decisiva participação na Guerra dos Mascastes (1710) das tropas locais, com destaque para o herói vitoriense Pedro Ribeiro dando-lhe, inclusive, um justo lugar na história de Pernambuco e do Brasil. Portanto, em breve, os vitorienses terão a oportunidade de conhecer, através do livro de professor Pedro, a verdadeira história Pedro Ribeiro e à participação dos vitorienses nesta refrega que foi uma das primeiras, no então Brasil Colonial.
O título do livro é “Pedro Ribeiro da Silva, um capítulo na história de Pernambuco”. Objetivamos resgatar a memória desse grande herói antonense.
Já recebi todos os exemplares. Foram editados pela CEPE. Se Deus permitir no dia 2 de setembro estaremos lançando-o na Câmara de Vereadores com apoio do seu presidente.
Pingback: Prof. Pedro Ferrer comenta no blog sobre o seu novo livro | Blog do Pilako