ÚLTIMO ADEUS AO GUITARRISTA VITORIENSE – APOLO BATISTA.

apolo-solo
O cenário artístico pernambucano, perdeu  justamente no naipe das cordas, mais um componente, o guitarrista Apolo Batista – Apolo Natureza – como era conhecido artisticamente. O dia 12 de outubro de 2016, ficou de luto bem no dia da criança, com o sepultamento do guitarrista, onde alguns comemoravam com presentes, no entanto, amigos, parentes e a família, meditavam na dor da partida de um dos seus. Conheci Apolo em 1976, quando éramos crianças, pois lembro várias pessoas tocando cavaquinho e violão, no conjunto musical da igreja e, se não estiver enganado, Apolo já participava, no Templo da Assembléia de Deus em Vitória de Santo Antão, PE, no bairro do Livramento, na Rua Saldanha da Gama, pois nesta época, quase no final da década de 1970, esta igreja era a sede da Assembléia de Deus da cidade da Vitória, PE. Onde seu pai o irmão Israel Batista, era o Maestro do conjunto musical desta igreja.

Cheguei da cidade do Recife, PE, em 1975, para morar em Vitória, PE, com minha mãe e meu irmão mais velho, o Domingos Sálvio, com um cavaquinho e meu irmão com um violão, desisti do cavaquinho, porém meu irmão ainda participou do conjunto. Em junho de 1994, fui ver Apolo tocar no lugar chamado no “ Meio do Mundo, “ em Recife, PE, onde de Vitória até Recife, ele ficava gritando pela janela do ônibus da Borborema: BRASIL-SIL-SIL-SIL, pois era a Copa do Mundo e, cada vez que o Time do Brasil fazia um gol, ele colocava a cabeça fora do ônibus e gritava: BRASIL-SIL-SIL-SIL, sempre sorridente e animado.   Não estou lembrado, mas parece que a Banda era “ Som da Terra, “ fui algumas vezes, porém pelas tarefas e obrigações profissionais, perdi o contato com ele. Meus sentimentos a família de modo geral, que Deus e o Espírito Santo, consolem vocês. DESCANSE EM PAZ APOLO. AMÉM!

João Bosco do Carmo

Ex-aluno, Ex-trombonista, Ex-componente da Orquestra Musical 03 de Agosto da cidade da Vitória de Santo Antão, PE, do Maestro Aderaldo Avelino da Silva. (in memoriam).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *