Encontraremos o “sucesso” antes do “trabalho” apenas nas páginas dos dicionários, pois, na ordem alfabética, o “s” chega antes do “t”. Após um longo processo de construção, finalmente, no último domingo, 03 de abril, com louvor, efetivamos e materializamos a “Primeira Corrida e Caminhada da Vitória”. É bom que se diga que o mesmo (evento), não fosse pelos impedimentos da pandemia do novocoronavírus, deveria ter ocorrido ainda no curso do ano de 2020.
Ainda no contexto do final do ano de 2021, sintonizado com o avanço da vacinação para a COVID-19, apostei que no inicio do mês de abril (2022) estaríamos chegando à “reta final” da pandemia. Acertei!
Vencidas as questões burocráticas que envolvem um empreendimento dessa natureza e nesse volume, ainda no mês de janeiro de 2022, lançamos o site do evento, abrindo as inscrições aos atletas. Pensado por profissionais do ramo, estabelecemos uma comunicação que encaixou. Chegamos rápido ao público alvo, ou seja: corredores de rua da Vitória de Santo Antão e também das cidades do seu entorno, num raio de 80 km – mais de 20 cidades de quatro regiões diferentes: Região Metropolitana, Mata Sul e Norte e Agreste – um evento local e regional num só tempo.
Do ponto de vista do ineditismo, por assim dizer, a Primeira edição da Corrida e Caminhada da Vitória estabeleceu algumas marcas na história da nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão.
Fizemos a primeira caminhada e caminhada inclusiva, ou seja: voltada para as pessoas com algum tipo de deficiência física, essa com o apoio da ADVISA – Associação dos Deficientes Físicos da Vitória. O evento também foi o primeiro do gênero que fez parte do calendário oficial da FEPA – Federação Pernambucana de Atletismo.
O local por nós escolhido, para “abrigar” o evento – Praças da Restauração e 3 de Agosto –, se configurou naquilo que poderíamos chamar de lugar perfeito! Bonito, amplo, histórico, bucólico e estruturado.
Produzimos um evento festivo, uma celebração ao esporte e um incentivo à vida saudável. Aliás, foi o primeiro grande evento aberto, no contexto da retomada pós-pandemia, ocorrido na nossa cidade. Dava para sentir e espiar no semblante das pessoas presentes um ar de satisfação e felicidade! Até Rock In Roll rolou no final…..
Mas um grande evento não é possível acontecer sem os patrocinadores e parceiros, claro. Registro aqui minha gratidão a todos eles. Agradeço também à Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito, Paulo Roberto, que nos contemplou com parte da estrutura do evento, à qual concedemos espaço de patrocinador “Master”, juntamente com a APAMI e a DTEL. Ao diretor AGTRAN, Marcelo Torres, pela atenção para conosco, nosso agradecimento.
À dona Socorro Mariz, diretora da APAMI, agradecemos pelo investimento no evento e por haver mobilizado “novos caminhantes” para participar do mesmo. Ao amigo e parceiro de sempre, Alexandre Ferrer, através do Engarrafamento Pitú, pelo imprescindível apoio a todas as modalidades esportivas.
Mas quero render à DTEL, empresa genuinamente vitoriense que tem operação em praticamente todo estado, configurando-se no “maior provedor de internet de Pernambuco”, minhas homenagens pela dimensão da participação no evento, sendo empresa parceira e ativa nos três tempos: isto é: antes, durante e depois. Nosso retumbante Muito Obrigado…
Não poderia, contudo, deixar de agradecer a toda equipe que trabalhou para que o evento ganhasse forma e fosse efetivado na manhã do domingo, 03 de abril. Não se promove evento sozinho. Ao jornalista Ronan Tardim, pela condução do evento, renovamos votos de admiração. Aliás, ouvi muito essa frase da boca dos participantes: “Vitória estava precisando de um evento como esse”.
Mas ao final, quero sublinhar meu preito de gratidão aos atletas – corredores e caminhantes – que concederam o sopro de vida ao evento, até porque não poderá existir uma corrida e caminhada de rua sem os verdadeiros donos da festa…Obrigado a Todos!!