A história de Edwaldo Gomes, o padre nosso.
Em 19.07.2017, falecia, no Recife, o padre José Edwaldo Gomes, um dos mais queridos e atuantes líderes religiosos da capital pernambucana.
Padre Edwaldo foi um dos principais assessores de Dom Hélder Câmara, que o nomeou, em 1970, para a paróquia de Casa Forte.
Ali, naquela freguesia, floresceu o seu ministério por intensos 46 anos.
Pároco de uma região considerada nobre da cidade, despertou em seus paroquianos a consciência de que Cristo não se encontra confinado em templos adornados a ouro.
Com imensa habilidade e liderança, entrelaçou a comunidade de Casa Forte com as comunidades carentes vizinhas, envolvendo-as em inúmeros projetos sociais.
Foi ele, por exemplo, o idealizador e o principal responsável pela tradicional Festa da Vitória Régia, cujos frutos são revertidos para as comunidades carentes.
Criou a Creche Beneficente Menino Jesus e a Casa da Criança Marcelo Asfora, que oferece reforço escolar e assistência médica.
Enfrentando inúmeras barreiras, lutou, como poucos, pela construção do conjunto habitacional da comunidade de Lemos Torres, garantindo teto a várias famílias.
Em verdade, o padre nosso ia muito além da figura de um sacerdote.
Era um homem comunitário, ativista, líder natural, amigo dos pobres e praticante verdadeiro de sua fé.
Quando da votação para dar à rua da matriz de Casa Forte o seu nome, um fato extremamente incomum aconteceu: não houve divergência.
Padre Edwaldo era respeitado por católicos, não católicos, espíritas, evangélicos, pelas religiões de matriz africana, por agnósticos, por ateus, por ricos e pobres, por uma razão muito simples: respeitando a diferença e pregando a tolerância, ele disseminava a sua lição de amor e paz.
Certa feita, quando indagado sobre a morte, respondeu com a sabedoria de sempre: “Eu creio na eternidade, mas não tenho pressa nenhuma de ir para lá.”
O padre nosso partiu para a eternidade há exatos cinco anos, deixando um enorme legado e inúmeras lições indispensáveis aos dias de hoje.
A quem interessar, recomendo o livro “Um Padre Nosso”, de Vera Ferraz.
.
Siga: @historia_em_retalhos
https://www.instagram.com/p/CgMJOWsuG01/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D