Contrariando as estatísticas dos nordestinos que seguiram à Região Sudeste do País, fugindo da pobreza e da vida miserável em busca de dias melhores, o nosso conterrâneo José Joaquim da Silva, mais conhecido por “Zito da Galileia”, após um longo período morando no estado de São Paulo retornou ao seu lugar de origem para sublinhar a história, protagonizada pelo seus parentes e mais 140 famílias de rurícolas.
O movimento pioneiro ocorrido em terras do Engenho Galileia, aqui, em Vitória de Santo Antão, no qual fundou-se a SAPPP – Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco –, mas que ganhou fama como “Ligas Camponesas”, ocorrido entre as décadas de 50 e 60 do século passado, tonou-se uma espécie de referência no Brasil, naquilo que conhecemos como Reforma Agrária.
Nesse contexto, “Seu” Zito da Galileia que, ainda garoto, vivenciou esses acontecimentos e também munidos por informações privilegiadas dos acontecimentos lançou na noite de ontem (04), na Câmara de Vereadores (Vitória), o seu 2º livro sobre o tema, com o seguinte título: COMO E POR QUE SURGIRAM AS LIGAS CAMPONESAS.
Com quase oito décadas de vida, poeta experimentado na literatura de cordel, o “escritor da Galileia”, no seu mais recente livro, se aprofunda no tema – Ligas Camponesas – contando os detalhes dos acontecimentos só pertencentes aos que viveram na pela suas mais perversas humilhações.
Assim sendo, sugiro essa leitura aos que se interessam pelo tema, sobretudo aos que tem curiosidade sobre a história da nossa Vitória de Santo Antão. Boa Leitura…..
Serviço:
Livro: COMO E POR QUE SURGIRAM AS LIGAS CAMPONESAS.
Contato: Zito da Galileia – 81 – 9.9878.3624.
Excelente notícia.
Boa e oportuna análise.