Segundo a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje, 20 de julho, das 50 cidades mais violentas do Brasil 5 estão localizadas no Estado de Pernambuco. Em 2022, a taxa no território nacional sinalizou com uma queda de 2,43% nas mortes violentas, enquanto o nosso estado (PE) seguiu na contramão, ou seja: teve alta de 1,3%.
Para tristeza da “Nação Antonese”, nossa Vitória de Santo Antão ostenta o segundo pior lugar no estado – ficando atrás, apenas, do Cabo de Santo Agostinho. No âmbito nacional, das mais de 5.500 cidades, a República das Tabocas subiu no pódio em 27º lugar. Palmas para os nossos gestores e políticos que estão no poder, juntamente com os seus filhos, há mais de 40 anos.
Alguém poderá dizer: mas segurança pública é de competência do Governo do Estado. Detalhe: todos que estão aí foram aliados do governo (PSB) que esteve no poder nos últimos 16 anos consecutivos.
Cansei de dizer aqui no blog: enquanto nossos políticos estivessem – e estiverem – todos aliados ao governo de plantão (Eduardo Campos e Paulo Câmara) o sistema só iria favorecer aos próprios e os seus respectivos familiares, em detrimento aos interesses básicos e coletivo da cidade.
Nossa cidade tem uma das maiores representações política do estado, mas um baixo nível de cobrança ao governo da província. Isso acontece com o problema da água (COMPESA), com o problema das estradas ( a Estrada de Escada não me deixa mentir), e com a segurança não é diferente. A população precisa entender essa equação e começar votar de maneira mais racional para saírmos desses sistema nebuloso….
Sensatas colocações. Nosso serviço de abastecimento de água arrasta se desde a época do Império. Querem confirmar? Passa pelo Instituto e dá uma piscada em nossos jornais de então.
Dileto pilako em nada se pode traçar linhas que se tocam quanto à violência e outras questões tipo água, estradas!
Se há violência é porque o povo é violento, só isso!
Observe que as drogas são aceitas, promovidas em sociedade, e boa parte das mortes é oriunda do consumo – tráfico – das mesmas!
O observe que as religiões hoje são clubes sociais e não mais pregam o Evangelho de Jesus, mas um conjunto de ideologias- só isso!
Quando a sociedade era católica a violência era mínima, hj, há um rendezvous de religiões que nada pregam, nada servem de exemplos!
Abraços!