Festival Palavra Cifrada – Vitória

Com abertura em Vitória de Santo Antão, Palavra Cifrada celebra a riqueza da cultura brasileira

Em sua terceira edição, festival de literatura itinerante começa sua programação pela cidade da Zona da Mata

O Festival Palavra Cifrada, organizado por Alexandre Melo, da NósPós Produtora com incentivo do Funcultura, chega a sua terceira edição com uma programação recheada de grandes nomes da literatura, da música e da arte performática de várias partes do país. Começando nesta quinta, 15/8, em Vitória de Santo Antão, o evento vai percorrer ainda o Sertão (Afogados da Ingazeira), o Agreste (Garanhuns) e a Região Metropolitana (Recife) até o dia 31.

Em Vitória a grade tem início às 14h no Colégio Municipal Três de Agosto, com uma oficina ministrada pelo escritor, editor e professor Wellington de Melo com o tema A literatura e a leitura na sala de aula, abordando as estreitas relações entre a literatura e a educação. Wellington é autor de livros como os romances Estrangeiro no labirinto (semi-finalista do Prêmio Portugal Telecom) e Emílio, além do livro de poemas O Caçador de Mariposas, traduzido para o francês. Ele é também o curador legatário da obra de Miró da Muribeca.

Já na parte da noite, a partir das 19h, o festival se transfere para o Teatro Silogeu, onde o premiado escritor e ilustrador Whalter Moreira dos Santos presenteia o público com a aula Quando a palavra quer somente ter cor e forma, em que demonstra com desenhos e cores a mágica das imagens se transformando em palavras e histórias. Whalter tem mais de 40 livros publicados em diversos gêneros, como teatro, poesia, conto, romance, memória e infanto-juvenil e obras traduzidas para braile e alemão. Entre outros prêmios, tem o José Mindlin e o Cidade de Curitiba (por O Ciclista), Prêmio Casa da Cultura Mário Quintana e Fundação Cultural da Bahia (Um certo rumor de asas) e Prêmio Nacional Cepe de Literatura (O metal de que somos feitos).

Encerrando o dia, Wellington de Melo volta, desta vez para conversar com o romancista e poeta João Paulo Parísio e professores da região sobre literatura e educação. Parísio, que já foi definido pelo crítico José Castello como “um dos principais nomes da nova geração de narradores brasileiros”, é autor de Legião anônima (contos), Esculturas fluidas (poesia), Retrocausalidades (romance), entre outros livros.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

VITÓRIA |  15/08 | QUINTA – FEIRA

Oficina |A literatura e a leitura na sala de aula| com com Wellington de Melo:

A produção e reprodução de literatura a partir da realidade local será desenvolvida  pelo  escritor  e  escritora  que  têm  relações  profissionais diretas com a sala de aula.

Horário: 14h | Local: Colégio Municipal Três de Agosto

Aula Master | Quando a Palavra Quer Somente Ter Cor e Forma| com Walter Moreira dos Santos

Um dos escritores e ilustradores mais premiados e publicados do país, Walter  Moreira  demonstra  com  desenhos  e  cores a  mágica  das imagens se transformarem em palavras e estórias.

Horário: 19h | Local: Teatro Silogeu

Conversa | Pedagogia da palavra| com Wellington de Melo e João Paraíso

Conversa sobre literatura e educação com professoras e professores da Região Metropolitana do Recife.

Horário: 20h | Local: Teatro Silogeu 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *