Quantas vezes você já passou por essa ponte, que liga a Ilha do Leite à Ilha de Joana Bezerra, no Recife?
Esse extenso viaduto sobre o Capibaribe faz parte do cotidiano do recifense, porém o que pouca gente sabe é que o seu nome é uma homenagem a uma figura histórica importantíssima: José de Barros Lima, o nosso “Leão Coroado”! 🦁
José de Barros Lima foi um dos heróis e mártires da Revolução Pernambucana de 1817.
Intrépido e bravo, ganhou o apelido de “Leão Coroado”, em razão da calvície que ostentava em forma de coroa com longos cabelos nos lados.
Em 1817, o nosso Leão decidiu aderir à Revolução Pernambucana.
Os revolucionários planejavam revoltar-se no período da páscoa.
No dia 06.03, porém, por volta das 11h, o governador Caetano Pinto, tendo sido avisado de que um motim estava para acontecer, ordenou a prisão imediata de Domingos Martins, do Padre João Ribeiro e de Cruz Cabugá.
No Forte das Cinco Pontas, após as prisões, ocorreu um levante de militares envolvidos com a revolução.
O nosso capitão de artilharia José de Barros Lima, então, no quartel do regimento, decide reagir à voz de prisão do brigadeiro português Barbosa de Castro, matando-o com golpes das lâminas de sua espada (foto 2).
Estava antecipada a eclosão do movimento!
Com o fim da insurreição, 75 dias depois, o Leão Coroado foi condenado à morte, por crime de lesa-majestade, subindo ao patíbulo, no Recife, em 10 de julho de 1817.
Enforcado, teve o seu corpo morto esquartejado: o tronco foi arrastado a cauda de cavalos, suas mãos foram exibidas no regimento e a sua cabeça foi exposta em Olinda.
Para alguns, a precipitação do movimento teria sido uma das razões do seu insucesso. De fato, é possível que um pouco mais de planejamento, principalmente, na esfera militar, desse à Revolução de 1817 um outro desfecho.
Isso, porém, não mais importa.
O dia 06 de março é considerado a data magna do estado de PE!
Na nossa Vitória de Santo Antão, há o monumento ao Leão Coroado (foto 3), de autoria do artista plástico Bibiano Silva.
Alô, @prefeiturarecife e @instituto_arqueologico, não seria o momento da aposição de algum registro à altura do homenageado no viaduto que leva o seu nome?
Siga: @historia_em_retalhos
https://www.instagram.com/p/CSJ467irtAG/?igshid=MDJmNzVkMjY=