Recebi do amigo José Maria Bacelar, dias atrás, através do sistema do blog o seguinte comentário:
“Pilako, vc como tem o blog mais organizado da cidade, e estamos na era da informação e tecnologia, porque não organiza um debate com os candidatos a prefeitura da cidade de Vitoria, para ficar gravado cada proposta, para depois podemos cobrar depois a melhoria em nossa cidade. Ta bom da eleição em vitoria deixar de fazer caminhadas e carreatas para mostrar as propostas, e isso com um debate com pessoas profissionais e imparciais seria de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Escolhia um lugar tipo o Clube Leão, sei lá, o que acha ???”
Em primeiro lugar, quero agradecer pelo reconhecimento. Ao amigo Zé Maria, pessoa esclarecida, digo também que esse modelo político vigente na cidade é de total interesse das oligarquias que se alternam no poder. Na nossa cidade, infelizmente, os postulantes não precisam dizer nada de consistente e racional. Basta colocar música para tocar nos carros de som e paredões, realçando suas pseuda qualidades e confirmando os defeitos dos adversários… Pronto! Com isso, 80% da campanha já está assegurada…
Engano pensar que debates e confrontos de ideias nos meios de comunicação de massa – no período eleitoral – é coisa de Capital. Em várias cidades do interior de Pernambuco o modelo já existe. Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe são bons exemplos disso.
Portanto, encerro esta reflexão, iniciada pelo amigo Zé Maria dizendo que os políticos da Vitória “deitam e rolam”, entre outras coisas, justamente pelo baixo nível de escolaridade do eleitorado assim como, pelo alto nível de interferência do poder econômico – caixa dois – derramando, principalmente nos bairros periféricos do nosso município.
Muito boa a ideia de um debate, a fim de saber de fato quais são as propostas dos candidatos para a cidade. Basta de bagunça e incômodo do sossego da população com a carreatas, badernas e fogos!!! Tenta organizar isso aí Pilako.
O jeito é cobrar as melhorias em nossa cidade na raça mesmo, mas muito obrigado pelo esclarecimento e vamos a luta por nossa cidade melhor. Abraços.
Duvido que topem encarar um debate. Preferem ganhar no grito mesmo. Gostam mesmo de falar em cores e números e de usarem jingles de lavagem cerebral.
Seria em Vitória de “Sanantão”?
A ideia, de fato, seria ótima. É uma pena que a população de nossa cidade seja tão inativa politicamente. Estamos a mercê dos velhos coronéis que manipulam com certa facilidade os menos avisados (a maioria dos vitorienses). Infelizmente, desejar maiores mudanças é uma realidade ainda longínqua por aqui, ao menos enquanto não houver um consenso geral.
Grato pelo ótimo trabalho, Pilako.
Vamos com isto que não só o povo é “abitolado” a aceitar o que os coronéis dizem, como o mesmo povo não entendo que político é funcionário “do povo”, o que eles fazem em pró a cidade é de obrigação deles e o que eles deixam de fazer é “safadeza”, também é verdade que o povo se esquece facilmente do passado.
(para não generalizar) 95% entre os candidatos e os ainda eleitos em poder dos políticos da nossa cidade são “COVARDES”.
Pilako 2020
Vitoria em boas maos